História da Giongo

A NOSSA HISTÓRIA

Desafios, inovações e conquistas fazem parte da trajetória da GIONGO.

Todo grande sonho começa assim: pequeno e concreto, com potencial para crescer. Os 10 anos seguintes a esse começo provaram que trabalho mais persistência e mais inteligência empresarial constituem uma mistura potente num mercado em constante ebulição. É preciso ter garra para manter o negócio, coragem para expandir horizontes e confiança sob quaisquer circunstâncias. A GIONGO vivenciou um pouco de tudo isso e está pronta para comemorar sua história.

A história da GIONGO ÓLEO E GÁS está diretamente ligada à trajetória empreendedora de seu fundador, Leonardo Giongo, e o negócio da exploração do petróleo no Brasil.

Tudo começou em 2003, quando o Governo Federal criou o Prominp, visando desenvolver fornecedores nacionais para a Indústria de Óleo e Gás. O objetivo era promover o incentivo ao desenvolvimento de projetos com elevados índices de conteúdo local para concorrer com equipamentos similares aos importados.

Era fácil entender na época que a nacionalização desses equipamentos iria resultar na otimização do processo de aquisição, facilidade de manutenção, melhoria da continuidade operacional, além da redução da dependência de importação.

Além desses fatores, os estudos mostravam que existia uma enorme demanda reprimida na recuperação avançada de petróleo nas reservas de óleo de alta viscosidade e, por consequência, na utilização de vapor, tendo em vista o considerável aumento de produção dos poços.

 

OPORTUNIDADE

Com a crescente necessidade da utilização do vapor em suas unidades operacionais, a Petrobras, através da sua Unidade de Negócio de Exploração e Produção do Espírito Santo (UN-ES), estabeleceu as diretrizes para a Proposição Preliminar de Projeto (PPP) para nacionalização dos geradores de vapor.

Com a oportunidade batendo à porta, um cenário futuro promissor e uma estimulação ao mercado, empreendedores iniciaram estudos para desenvolvimento e montagem de geradores de vapor. E assim, em 2007, após análises das oportunidades, foi criada a STEAM DRILLING com o objetivo de atender essa demanda, produzindo Geradores de Vapor com índices de conteúdo nacional superiores a 95%.

Apesar do Prominp não ter dado continuidade à proposta de apoio, a STEAM DRILLING investiu sozinha pesados recursos e desenvolveu seu primeiro projeto nesse tipo de equipamento.

 

PROJETO

Acreditando no potencial do mercado, os acionistas iniciaram o desenvolvimento do projeto em parceria com a Chemtech-Siemens, empresa de alta tecnologia, com licenças de softwares desenvolvidos pela Universidade de Oxford.

Com grande volume financeiro investido, capital próprio, os projetos dos geradores de vapor (UGV E UGVM) foram desenvolvidos visando atender várias demandas, de diferentes tipos de petróleo, em diferentes situações geológicas.

O projeto foi um sucesso. Em menos de três anos a STEAM DRILLING já estava fazendo os primeiros testes com o seu gerador de vapor móvel. Em seguida, o projeto foi apresentado a várias empresas do setor e nasceram os primeiros contratos com a Petrobras. Junto ao primeiro, a STEAM DRILLING obteve vários contratos na UO-ES, num total aproximado de R$ 25 milhões. Inclusive contrato com a área de Exploração e Abastecimento da Petrobras voltados para o fornecimento de equipamentos e serviços de alta performance e qualidade.

Com o passar do tempo, um novo negócio foi inserido no mix de fornecimento da STEAM DRILLING: a exploração de poços de petróleo. Nesse momento, a empresa passou a se chamar GIONGO ÓLEO E GÁS. Um nome imponente, específico e ligado diretamente a uma atividade nobre do mercado de petróleo. Hoje, a empresa está apta para adquirir poços como operador D, evoluindo para C.

 

CONTRATOS

Mais de 98% dos fornecimentos da GIONGO foram com a Petrobras, operando vários contratos simultaneamente. Agora a parceria é com o setor privado, iniciada pelo cliente BGM. A expansão do portifólio de clientes e produtos é uma busca da empresa para garantir o constante crescimento e a consolidação no mercado da indústria de óleo e gás.

A GIONGO também participou de várias outras licitações de locação, fabricação de equipamentos e fornecimento de mão de obra operacional. A última licitação lançada no mercado pela Petrobras encontra-se suspensa, e o valor para um contrato de cinco anos para fornecimento de quatro UGVM’s e respectiva mão de obra operacional foi de R$ 60 milhões.

 

POR UMA MARCA FORTE E EMPREENDEDORA

O legado da GIONGO começou a ser arquitetado no dia em que ela abriu suas portas para o mercado, inaugurando uma história de empreendedorismo. Desde então, a companhia fez da inovação, das oportunidades e do conhecimento as chamas que iluminam suas atividades. Na medida em que trabalha arduamente para manter essas chamas acesas e bem acesas, a GIONGO consolida seu estilo de fazer negócio e sua filosofia de atuação.

 

MUITA PITADA DE TALENTO E OUSADIA

Nada vence o trabalho. Mas, quando o trabalho é feito à base de talento e ousadia, ele se torna imbatível em todos os sentidos. A GIONGO personaliza o atendimento dado a cada cliente, respeitando suas particularidades e buscando atender plenamente suas necessidades. Para conquistar a confiança de cada um, a equipe vem mostrando capacidade, habilidade e atitude.

 

UM PÉ NO FUTURO

Antes de completar 15 anos, a GIONGO mostra plena vitalidade. A estratégia de levar soluções e novas experiência para os clientes do setor de óleo e gás continua firme, forte, enraizada. A GIONGO foi pensada para ser uma empresa responsável, consistente e, sobretudo, humana.  O propósito é oferecer sempre um produto que não tem seu valor medido pelo capital financeiro, e sim pela satisfação dos clientes.

 

VITALIDADE E RENOVAÇÃO

Sem vitalidade, qualquer negócio cai por terra diante do primeiro obstáculo. Sem renovação, não há como sustentar a organização por muito tempo. É por isso que, ao longo dos quase 15 anos da GIONGO, vitalidade e renovação sempre andaram de braços dados nos projetos empreendidos pela companhia.

Além da sua rica história, a GIONGO tem o compromisso de ser uma empresa sustentável, que prima pela proteção do meio ambiente e pela valorização da vida, seu bem maior. Por todos esses valores, a GIONGO está constituindo uma marca sólida, comprometida, de respeito e de seriedade, trazendo consigo os mesmos princípios e valores praticados e compartilhados pelo seu fundador.


Português